Esta pergunta não nos parece de difícil resposta em um primeiro momento, mas sabemos realmente o que é um smartphone?
A primeira ideia que nos vêm à mente, tentando responder ao título desse artigo, é de que se trata de um telefone mais moderno.
Não se pode negar que, o smartphone foi a evolução natural dos antigos e cada vez mais raros telefones móveis convencionais. Mas então, quais seriam as diferenças entre os dois aparelhos?
O smartphone, por definição, é um telefone inteligente, possuindo hardware (peças) com tecnologia avançada e com grande teor de miniaturização, tornando-os cada vez mais leves e compactos. Sendo assim, além das funcionalidades de um telefone móvel convencional, o smartphone trouxe muitas características de um computador, dando a ele, por isso, o status de "computador de mão".
Vamos conhecer algumas dessas características que fazem o smartphone ser tão diferente do seu antecessor.
$ads={1}
Tecnologia Avançada
Tela Sensível ao Toque
Quando chegaram ao mercado os primeiros smartphones, era clara a curiosidade das pessoas à época: Pode-se tocar na tela e escrever? Como isso funciona?
Realmente, se pararmos para observar, o traço mais marcante e que o diferencia dos antigos telefones, é a presença da tela sensível ao toque. Com ela, ganhou-se mais agilidade, não sendo mais necessário o uso de um teclado para digitar ou de um mouse para interagir com o sistema operacional.
Sistema Operacional
O sistema operacional é um software ou um conjunto de softwares que, tem como funções, comandar o funcionamento do hardware, gerenciar os programas executados, além de promover a interação com o usuário.
Como podemos perceber, a chegada do sistema operacional ao smartphone, permitiu a realização de tarefas que um computador realiza, porém adaptadas ao uso móvel. É por causa dele que podemos instalar aplicativos, fazer atualizações, compartilhar arquivos, editar vídeos e imagens, entre inúmeras outras atividades.
Atualmente, os sistemas operacionais móveis mais utilizados nos smartfones são o Android e IOS.
Conexão Rápida
Parece inconcebível imaginarmos um smartphone que não tenha acesso à internet. Temos a sensação que, um não pode mais existir sem o outro.
Esse aspecto, a conectividade, é uma das características que fazem o smartphone ser superior.
A adoção de tecnologias de transmissão de internet de alta velocidade, como o wifi e a internet móvel, tornou possível a transmissão de grandes quantidades de dados, quase em tempo real.
$ads={2}
Sensores
Em comparação a outros dispositivos, o smartphone se destaca pela grande variedade de sensores que incorporou ao seu hardware.Os sensores são dispositivos que fazem a captação de determinados parâmetros e os transformam em sinais, que podem ser usados para medição e monitoramento.
Mas, o que isso interfere na maneira como se utiliza o smartphone?
Na verdade, o usuário tem pouca ou nenhuma percepção do funcionamento direto desses sensores em seu dispositivo. Por exemplo, se o celular passa da posição vertical para a horizontal e os elementos do visor se alteram, é um sensor chamado "acelerômetro" que indicou essa mudança de posição ao sistema operacional. Da mesma forma, ao se tocar no sensor de impressão digital o aparelho destrava.
Existem atualmente diversos sensores que podem equipar um smartphone. Eles ampliam suas possibilidades de uso, permitindo que ele seja utilizado em sistemas de logísticas, comércio, indústria, pesquisas e um sem número de atividades.
Mapas
Apesar de não ser recente a tecnologia de localização por satélite, foi com a chegada dos smartphones que ela se tornou popular ao grande público. Ela se utiliza do GPS, que é um sistema de posicionamento global, provido por diversos satélites que orbitam a Terra, fornecendo a localização do dispositivo.
No uso comum do celular, podemos perceber seu funcionamento quando utilizamos, por exemplo, um aplicativo de transporte ou de entrega em domicílio. Através do mapa, podemos saber onde se encontra o motorista e acompanhar seu deslocamento.
Câmeras
Além de trazer incontáveis melhorias, o smartphone conseguiu ampliar as possibilidades da câmera digital. Aliando captação de imagens, informações de sensores, processamento de dados e conexão remota com outros sistemas, a câmera deixou de ter apenas o papel de fazer fotos e vídeos.
Entre suas novas funcionalidades, hoje ela é capaz de realizar a leitura de QR codes, scannear documentos, fazer reconhecimento facial, e mais recentemente, ser elemento integrante da realidade aumentada.
Gostou do que leu? Então compartilhe!