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    Início » Qual Melhor Banco Digital
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    Qual Melhor Banco Digital

    Daniel DiasUpdated:25/03/202515 Mins Read

    Os bancos digitais surgiram com a proposta de transformar a maneira como as pessoas lidam com o dinheiro. Permitindo um maior controle financeiro e a realização de compras e pagamentos através do celular, trouxeram inovações que aos poucos têm contribuído para que as transações comerciais no mundo se virtualizem.

    A popularidade que os bancos digitais vêm conquistando é devida à desburocratização do acesso aos serviços bancários. Pessoas que até então não possuíam condições ou por falta de comprovação de renda ou por pendências financeiras, agora podem ter acesso a uma conta digital, cartão de crédito e empréstimo bancário.

    No Brasil, os bancos digitais começaram a operar em 2016, após resolução do Conselho Monetário Nacional. Mas, foi a partir de 2018, com a regulamentação das chamadas ‘fintechs’ (instituições financeiras que atuam no setor digital), que houve a expansão significativa do setor. Hoje, são centenas delas atuando no país.

    Dada a concorrência nesse novo mercado, os bancos digitais têm buscado perfis de clientes para direcionar seus serviços. A variedade é grande: microempreendedores, freelances, vendedores, produtores rurais, adolescentes, gamers, todos, podem encontrar soluções que atendam suas necessidades.

    Como Escolher um Banco Digital

    As opções são variadas e o apelo publicitário grande para quem busca um banco digital. Muitas dúvidas surgem nesse momento: “o melhor banco é o que tem mais clientes?” ou “é aquele que oferece cartão de crédito?”, ou ainda, “é aquele que cobra menos tarifas?” Vamos conhecer os elementos mais importantes na hora da escolha de um banco digital.

    Aplicativo Bancário

    Diferentemente dos bancos tradicionais, os bancos digitais utilizam a internet para realizar suas operações. Então, o ambiente que seria utilizado por uma agência bancária foi substituído pelo aplicativo de celular. Devido a sua importância, o aplicativo bancário precisa aliar funcionalidades à facilidade de uso. Isso significa que, ele deve funcionar sem travamentos ou falhas, permitir acesso rápido a serviços e configurações e ainda, oferecer segurança para as transações efetuadas.

    Serviços Básicos

    São aqueles que envolvem movimentação financeira (guarda de dinheiro, saques, depósitos, transferências, pagamentos, etc) e seus respectivos demonstrativos. Deve-se ter atenção nesse aspecto, pois tarifas podem ser cobradas. Por isso, é indispensável procurar bancos que ofereçam tais serviços gratuitamente ou com valores reduzidos.  

    Outro aspecto relevante é que, como a grande maioria dos bancos digitais não possuem agências, eles precisam utilizar as estruturas dos Bancos 24h, Casas Lotéricas ou bancos convencionais para que seus clientes realizem saques. Por isso, verificar se o banco digital atende sua localidade é imprescindível.

    Serviços e Produtos Diferenciados

    Além dos serviços básicos, os bancos digitais podem oferecer soluções adicionais. São produtos e serviços que agregam mais funcionalidades à conta digital. Vejamos algumas delas:

    – Recarga de celular: para quem possui celular pré-pago, esse serviço auxilia na recarga de créditos. Em qualquer dia e hora, ela pode ser efetuada, garantindo que você não ficará sem falar quando mais precisar.

    – Cashback: palavra inglesa que significa “dinheiro de volta”. Frequentemente, tem sido empregada nos meios televisivos e digitais. Mas na prática, o que é “cashback”? É um valor recebido pela compra de um produto ou utilização de um serviço. Esse “valor que volta ao consumidor”, pode ser acumulado e ser utilizado posteriormente em pagamentos e compras dentro da plataforma. Grande parte dos bancos digitais utilizam esse recurso, sendo uma forma de incentivar o uso de novos produtos ou fidelizar o cliente em troca de uma vantagem financeira.

    – Pagamento de Contas: já pensou em pagar suas contas sem ter que ficar horas em filas? Sim, isso também é possível através dos bancos digitais. O pagamento pode ser feito por código de barras, QR Code e Pix.

    – Vendas: pessoas físicas e jurídicas, que trabalham com vendas ou prestação de serviços, necessitam  ampliar as formas de recebimento para aumentar o faturamento. Elas podem encontrar nos bancos digitais os meios de recebimentos mais utilizados atualmente no mercado: máquinas de cartão de débito e crédito, boleto bancário, QR Code e Pix.

    – Cartão de Crédito: se o objetivo é comprar com rapidez e ainda poder parcelar as compras, ter um cartão de crédito é essencial. Vale lembrar que, por se tratar de uma operação de empréstimo, os bancos realizam análise de crédito para a concessão do cartão e fixação do seu limite. As condições podem variar conforme o banco e o perfil do cliente.

    – Empréstimos: são valores tomados das instituições financeiras por prazo determinado e mediante o pagamento de juros. São utilizados em situações especiais, diferenciando-se dessa maneira do cartão de crédito. Sua liberação também está sujeita à análise de crédito. Atualmente, os empréstimos mais comuns para contas digitais são o consignado, com garantia de imóvel, pessoal e antecipação do FGTS.

    – Financiamentos: são recursos emprestados, porém, com uma destinação específica, principalmente para aquisição de bens (casa, carro, moto, máquinas, etc). O bem adquirido faz parte da garantia do financiamento, sua propriedade somente é transferida ao tomador no momento da quitação. 

    – Investimentos: para proteger o dinheiro das perdas inflacionárias ou para obter ganhos de capitais, investir é uma alternativa a ser considerada. Os investimentos são classificados em renda fixa, quando se têm uma previsibilidade da quantia a receber (ex.: poupança, CDB, LCI, LCA, LC) e em renda variável, quando se  desconhece o valor  (ex.: ações, fundos de ações, fundos imobiliários).

    – Rendimento Automático: é um serviço que os bancos digitais podem oferecer no ato da abertura de conta. Como funciona? O saldo da conta é aplicado automaticamente em títulos de renda fixa CDB (certificado de depósito bancário) que são definidos com base no índice CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Por isso, o CDI é  utilizado para indicar a rentabilidade das contas digitais. Na prática, quando a rentabilidade da conta for superior a 70% do CDI, ela estará rendendo mais que a poupança.

    – Seguros: contra os imprevistos da vida, ter um seguro pode ser sinônimo de tranquilidade para muitos. Opções variadas estão disponíveis nas contas digitais: seguro de vida, familiar, de viagem, veicular, residencial e para celulares. 

    Tarifas

    Uma das vantagens dos bancos digitais em comparação aos bancos tradicionais é que dificilmente cobram taxas para manutenção de conta. Mas, isso não significa que sejam totalmente isentos de cobranças. Alguns serviços podem ser tarifados: emissão de boletos, transferências (TED e DOC) e saques são exemplos comuns.  Pesquisar qual banco oferece melhor custo x benefício pode significar economia de dinheiro.

    Atendimento

    Um elemento fundamental e que não deve ser esquecido é o atendimento ao cliente.  Boa parte dos bancos digitais disponibilizam algum tipo de atendimento via chat ou chatbot (automatizado), o que na maioria dos casos, consegue resolver os problemas mais comuns. Mas existem situações em que falar com um atendente por telefone faz toda a diferença. Então, dê preferência aos bancos que disponibilizem atendimento telefônico.

    Resolução de Problemas

    Nem sempre as divergências entre clientes e bancos conseguem ser resolvidas diretamente pelos canais comuns de comunicação. Em situações como essas, os consumidores tem a opção de recorrer a sites que auxiliam na mediação entre as partes.

    Essa nova maneira de resolver as lides pela internet tem uma explicação: o que as pessoas falam podem alavancar ou prejudicar a imagem de uma empresa. No mundo digital, ter o nome atrelado a centenas ou milhares de críticas é péssimo, principalmente para os negócios. Isso explica o cuidado que a maioria das empresas têm em manter uma relação saudável com seus clientes. 

    Ao buscar informações sobre uma instituição financeira, acesse sites como o Reclame Aqui, veja sua reputação e o quanto ela se esforça em resolver as reclamações de seus clientes. Se perceber que existem muitas avaliações negativas, pondere na escolha.

    Os Principais Bancos Digitais

    Por atuar mais tempo no mercado ou por oferecer uma estrutura de funcionamento mais sólida, alguns bancos se destacam no cenário nacional. Para efeito da relação a seguir, elencamos os que obtiveram classificação “boa” ou “ótima” em nossas análises. São eles: Banco Inter, Nubank, C6 Bank, Iti-Itaú e Picpay.  
     

    BANCO INTER

    Criado em 2008, o Banco Inter foi um dos pioneiros no Brasil na criação de bancos digitais. Em pouco tempo ganhou popularidade ao oferecer uma conta digital totalmente gratuita. Hoje, aponta entre um dos melhores bancos do país, disponibilizando soluções completas para pessoas físicas e jurídicas. Possui aplicativo repleto de opções, não cobra tarifas e se diferencia quando se fala em atendimento ao cliente. 

    Tipo de Conta: conta corrente 
    Número de Clientes: 18,2 milhões
     

    Aplicativo

    Processo de Abertura de Conta
    Fácil e intuitivo. A abertura de conta é condicionada à análise dos dados do cliente.
    É fácil de usar ?
    Sim, os elementos básicos estão à disposição do usuário.
    Apresenta falhas ou travamentos?
    Sim, pequenas falhas eventuais.
    É configurável?
    Possui diversas opções de configurações da conta e cartão.
    É Seguro?
    Sim, usa biometria facial e mensagens por e-mail e SMS para autenticação do usuário.Serviços Básicos
    Saques
    Grátis
    Depósitos
    – com dinheiro: através de boleto bancário (lim. 30/mês)
    – com cheque: por fotografia

    Transferências
    Grátis
    Pagamentos
    Grátis – aplicativo
    2 a 5% sobre valor – cartão de crédito Inter

    Extrato
    Grátis (aplicativo ou internet banking)

    Serviços Diferenciados
    Recarga de celular
    Sim
    Cashback
    Sim (compras, investimentos e uso do cartão)
    Vendas
    Pix, QR Code, máquina de cartões (conta PJ), Boleto (internet banking – conta PJ)
    Cartão de Crédito
    Gold e Business – Cirrus (Mastercard)
    Cartão Virtual
    Sim
    Empréstimos
    Pessoal, consignado, com garantia de imóveis e FGTS.
    Financiamentos
    Imobiliário
    Investimentos
    Poupança, CDB, LCI, LCA, fundos de investimentos e ações.
    Rendimentos Automáticos
    Não possui

    Tarifas
    Manutenção de Conta
    Grátis
    Anuidade do Cartão de Crédito
    Grátis
    Pix
    Grátis
    DOC E TED
    Grátis
    Saques
    Grátis (bancos 24horas)
    Emissão de Boleto
    Grátis
    – Para depósito: 30/mês PF e 100/mês PJ
    – Para vendas: 100/mês – conta PJ

    Emissão de Cartão
    Grátis

    Canais de Atendimento
    Chat
    Sim (integrado ao chatbot)
    Chatbot
    Sim
    Whatsapp
    Não
    Telefone
    3003 4070
    0800 940 0007
    0800 940 9999

    E-mail
    contadigital@bancointer.com.br

    Resolução de Problemas
    Responde aos clientes?
    Sim, 98,8%.
    Qual a taxa de resolução?
    81.6%
    Classificação
    8.0/10 (ótima)

    NUBANK

    Possuindo mais de 50 milhões de downloads na Playstore, parece que o Nubank conquistou a simpatia dos brasileiros. Sua proximidade com os clientes e o acesso facilitado ao cartão de crédito criaram uma imagem positiva da instituição. Atualmente ele é o maior banco digital da América Latina, com ações negociadas em bolsa de valores e um modelo de negócios inovador.
     

    Tipo de Conta: conta de pagamentos
    Número de Clientes: 40 milhões

    Aplicativo

    Processo de Abertura de Conta
    Fácil e intuitivo. A abertura de conta é simples.
    É fácil de usar ?
    Sim, as principais funções são acessíveis na tela principal.
    Apresenta falhas ou travamentos?
    Não.
    É configurável?
    Fornece diversas opções de configuração da conta e dos cartões.
    É Seguro?
    Sim, utiliza reconhecimento facial e e-mail para autenticação do usuário.
    Serviços Básicos
    Saques
    Grátis
    Depósitos
    – com dinheiro: através de boleto bancário.
    – com cheque: não possui.
    Transferências
    Grátis.
    Pagamentos
    Grátis
    Extrato
    Grátis (por e-mail)Serviços Diferenciados
    Recarga de celular
    Sim
    Cashback
    Sim (nas compras com cartão de crédito Ultravioleta)
    Vendas
    Pix, QR Code e Boleto(conta PJ)
    Cartão de Crédito
    Gold e Platinum (Mastercard)
    Cartão virtual
    Sim
    Empréstimos
    Pessoal (com portabilidade de salário).
    Financiamentos
    Não
    Investimentos
    CDBs, BDRs, ETFs, fundos imobiliários e ações.
    Rendimentos Automáticos
    100% do CDI

    Tarifas
    Manutenção de Conta
    Grátis
    Anuidade do Cartão de Crédito
    Grátis
    Pix
    Grátis
    DOC E TED
    Grátis
    Saques
    R$ 6,50 por saque
    Emissão de Boleto
    Grátis
    – Para depósito: grátis
    – Para vendas: R$ 3,00 (conta PJ)
    Emissão de Cartão
    Grátis

    Canais de Atendimento
    Chat
    Sim
    Chatbot
    Não
    Whatsapp
    Não
    Telefone
    0800 591 2117
    0800 608 6236
    E-mail
    meajuda@nubank.com.br

    Resolução de Problemas
    Responde aos clientes?
    Sim, 100%.
    Qual a taxa de resolução?
    83.2%
    Classificação
    8.2/10 (ótima)

    C6 BANK

    Criado em 2018 e lançado oficialmente no ano seguinte, o C6 Bank iniciou suas atividades com a oferta de uma conta digital. Viu em poucos meses de funcionamento, o número de clientes crescer consideravelmente. Era um sinal que estavam trilhando o caminho certo. Desde então, vem realizando investimentos massivos na aquisição de empresas-chave com o propósito de implementar tecnologias e ampliar a oferta de produtos e serviços financeiros.

    Tipo de Conta: conta de pagamentos
    Número de Clientes: 15 milhões

    Aplicativo

    Processo de abertura de conta
    Um pouco demorado, envolve muitas etapas. A abertura de conta é condicionada à análise.
    É fácil de usar ?
    Sim. Alguns ajustes são necessários.
    Apresenta falhas ou travamentos?
    Sim, falhas eventuais.
    É configurável?
    Sim, opções básicas e de customização.
    É Seguro?
    Sim, utiliza mensagem SMS e contato telefônico para validação do usuário.Serviços Básicos
    Saques
    Grátis
    Depósitos
    – com dinheiro: através de boleto bancário
    – com cheque: não possui
    Transferências
    Grátis
    Pagamentos
    Grátis
    Extrato
    Grátis (aplicativo e terminal eletrônico/2 por mês)Serviços Diferenciados
    Recarga de Celular
    Sim
    Cashback
    Sim (compras no cartão)
    Vendas
    Pix, QR Code e máquina de cartões(conta PJ)
    Cartão de Crédito
    Standart, Platinum e Carbon (Mastercard)
    Cartão Virtual
    Sim
    Empréstimos
    Consignado e capital de giro(conta PJ)
    Financiamentos
    De veículos
    Investimentos
    CDB e fundos de renda fixa.
    Rendimentos Automáticos
    Não Possui

    Tarifas
    Manutenção de Conta
    Grátis
    Anuidade do Cartão de Crédito
    Grátis – Standart e Platinum
    R$ 1.020,00 – Carbon
    Pix
    Grátis
    DOC E TED
    Grátis – 100 TEDs/mês
    Saques
    Grátis – 4 /mês (bancos 24horas e Saque e Pague) após, R$ 5,00 por saque.
    R$ 5,00 – saque cartão de crédito
    Emissão de Boleto
    Grátis
    – Para depósito: Ilimitado
    – Para vendas: não possui
    Emissão de Cartão
    Grátis

    Canais de Atendimento
    Chat
    Sim (integrado com o chatbot)
    Chatbot
    Sim
    Whatsapp
    Sim – (11) 2832.6088
    Telefone
    3003 6116
    0800 660 6116
    E-mail
    faleconosco@c6bank.com.br

    Resolução de Problemas
    Responde aos clientes?
    Sim , 93,5%.
    Qual a taxa de resolução?
    68,4%
    Classificação
    6,4 (regular)

    CONTA ITI

    Atento às mudanças no sistema financeiro nacional, especialmente com a chegada dos bancos digitais, o Banco Itaú não tardou em se lançar nesse novo mercado. No final do ano de 2019 criou a conta digital Iti. Em pouco tempo, incorporou novos recursos e serviços, melhorou sua estrutura, a ponto de oferecer uma conta digital completa. O Itaú tem feito grandes investimentos para torná-la amigável e popular.

    Tipo de Conta: conta de pagamentos
    Número de Clientes: 15 milhões

    Aplicativo

    É fácil de usar ?
    Sim. As principais funções estão localizadas na tela inicial do aplicativo e são de fácil compreensão.
    Apresenta falhas ou travamentos?
    Sim, eventuais falhas com o servidor.
    É configurável?
    Possui diversas opções de configurações da conta.
    É Seguro?
    Sim, porém, melhorias precisam ser implementadas na autenticação do usuário.Serviços Básicos
    Saques
    Grátis*
    Depósitos
    Grátis
    – com dinheiro: através de boleto bancário
    – com cheque: não possui

    Transferências
    Grátis
    Pagamentos
    Grátis – conta digital
    2,49% sobre valor – cartão de crédito Iti

    Extrato
    Grátis (por e-mail)Serviços Diferenciados
    Recarga de Celular
    Sim
    Cashback
    Sim (Itimania)
    Vendas
    Pix, QR Code e link (transf. TED)
    Cartão de Crédito
    Platinum (Visa)
    Cartão Virtual
    Sim
    Empréstimos
    Pessoal
    Financiamentos
    Renegociação de dívidas
    Investimentos
    Não possui
    Rendimentos Automáticos
    100% do CDI

    Tarifas
    Manutenção de Conta
    Grátis
    Anuidade do Cartão de Crédito
    Grátis
    Pix
    Grátis
    DOC E TED
    Grátis
    Saques
    Grátis: 1/mês ( Banco24horas), demais, R$6,90 por saque.
    Emissão de Boleto
    Grátis
    – Para depósito: 4/mês
    – Para vendas: não possui

    Emissão de Cartão
    Grátis

    Canais de Atendimento
    Chat
    Sim (integrado ao chatbot)
    Chatbot
    Sim
    Whatsapp
    Não
    Telefone
    0800 720 3670
    E-mail
    ajuda@iti.itau

    Resolução de Problemas
    Responde aos clientes?
    Sim, 97,4%.
    Qual a taxa de resolução?
    84.4%
    Classificação
    8.1/10 (ótima)

    PICPAY

    Criada há dez anos, a Picpay tinha um grande desafio pela frente: mudar a maneira como as pessoas pagavam suas contas. Na época em que dominavam o dinheiro e o cheque, falar de pagamento digital não era algo comum. Mas a ideia se mostrou consistente e não demorou para que os investimentos surgissem. Atualmente a Picpay é a conta digital com maior número de clientes no país. Com grande adesão do comércio, popularizou-se como a plataforma de pagamentos digitais mais utilizada.  

    Tipo de Conta: conta de pagamentos
    Número de Clientes: 65 milhõesAplicativo
    Processo de Abertura de Conta
    Fácil e intuitivo.
    É fácil de usar ?
    Sim. As principais opções estão alocadas em dois menus na tela principal do aplicativo.
    Apresenta falhas ou travamentos?
    Não.
    É configurável?
    Sim. Possui diversas opções de configurações da conta e do cartão.
    É Seguro?
    Sim. Porém, melhorias precisam ser implementadas na autenticação do usuário.Serviços Básicos
    Saques
    Tarifado (Banco 24horas)
    Depósitos
    Grátis
    – com dinheiro: através de boleto bancário
    – com cheque: não possui
    Transferências
    Grátis
    Pagamentos
    Grátis – conta digital
    3,99% sobre valor – cartão de crédito Picpay
    Extrato
    Grátis (aplicativo)

    Serviços Diferenciados
    Recarga de Celular
    Sim
    Cashback
    Indicação do Aplicativo, pagamento de boleto e contas de água e luz, compras no app e pagamentos em lojas conveniadas.
    Vendas
    Pix, QR Code, link (entre clientes Picpay) e máquinas de cartão (apenas QR Code)
    Cartão de Crédito
    PicPay Card (MasterCard)
    Cartão Virtual
    Sim
    Empréstimos
    Pessoal
    Financiamentos
    Não Possui
    Investimentos
    Empréstimo entre pessoas físicas
    Rendimentos Automáticos
    105% do CDI

    Tarifas
    Manutenção de Conta
    Grátis
    Anuidade do Cartão de Crédito
    Grátis
    Pix
    Grátis
    DOC E TED
    Grátis
    Saques
    R$6,90 por saque.
    Emissão de Boleto
    Grátis
    – Para depósito: ilimitado
    – Para vendas: não possui
    Emissão de Cartão
    Grátis – com chave Pix cadastrada
    R$ 7,90 – sem chave Pix

    Canais de Atendimento
    Chat
    Sim
    Chatbot
    Não
    Whatsapp
    Não
    Telefone
    0800 025 8000
    E-mail
    comercial@picpay.com

    Resolução de Problemas
    Responde aos clientes?
    Sim, 98,6%.
    Qual a taxa de resolução?
    72.8%
    Classificação
    7.1/10 (boa)

    Preparamos um infográfico dos bancos digitais que foram analisados nesse artigo. Seu objetivo é comparar os resultados obtidos em cada item e demonstrar seus desempenhos. Observe:
    Qual Melhor Banco Digital

    Conclusão

    Após aprender as características fundamentais de um banco digital, acompanhar as análises e comparações dos bancos mais conceituados, chegou o grande momento: o da decisão. Está preparado? 

    Para auxiliar nessa escolha, orientamos o caro leitor a observar suas maiores demandas por serviços bancários. Se, por exemplo, procura realizar apenas operações básicas, ter uma conta de fácil acesso e isenta de tarifas, talvez seja a melhor escolha. No entanto, se deseja ter orientação e opções para realizar investimentos, um banco estruturado para esse fim te proporcionará melhores resultados.

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