Como Configurar o WhatsApp Business

Como Configurar o WhatsApp Business

Com o  uso crescente das redes sociais, as empresas  tiveram que se  adaptar para atender um público cada vez mais conectado. 

Pensando nisso,  foi desenvolvido  o WhatsApp Business. Sendo um ambiente de negócios para auxiliar desde o primeiro contato com o cliente até a venda.

Para tornar tudo isso possível, foram incorporadas ao WhatsApp as chamadas "ferramentas comerciais". Seus principais elementos são: 

- Perfil Comercial : permite inserir dados da empresa como nome, foto de perfil (logomarca), descrição das atividades, horário de funcionamento, número de telefone, e-mail e site;

- Catálogo de Produtos: uma vitrine virtual para expor produtos e serviços dentro do app;

- Mensagem de Saudação e Ausência: mensagens automatizadas  para novos clientes e  momentos de ausência;

- Respostas Automáticas: agilizam o atendimento via chat dentro do aplicativo ;

- Etiquetas : organizam os clientes por assunto;

-  Anúncios no Facebook e Instagram: promova seus produtos nas maiores redes sociais sem ter que sair do WhatsApp;

- Link Curto: crie um link ou QR Code de sua empresa para divulgação;

-Estatísticas: Acompanhe os resultados de suas ações de marketing digital  dentro do  app.

Agora que conhecemos as principais características do WhatsApp Business, vamos aprender como configurá-lo corretamente?

{tocify} $title={ Navegue no Conteúdo }

Como Configurar o WhatsApp Business

Ferramentas Comerciais

Para dar início,  acesse as configurações do aplicativo (toque nos três pontinhos localizados no canto superior direito da tela). Depois toque em "Ferramentas comerciais".


Ferramentas Comerciais  do Whatsapp Business

Perfil Comercial 

Nesta sessão, encontraremos os meios de personalizar as informações da empresa. Preencha com atenção e cuidado. A apresentação da empresa diz muito sobre sua estrutura e organização.

Logotipo 

É um símbolo que representa uma marca, um produto ou uma empresa. É importante utilizá-lo devido à identificação visual que proporciona.

Nome Comercial

É o nome pelo qual a empresa é conhecida. Ele pode ser a razão social ou o nome fantasia.

Categoria

Indica o ramo de atuação do negócio. Selecione as categorias que correspondem às atividades exercidas.

Descrição

Informe de forma resumida as atividade que a empresa realiza, a experiência que possui, os objetivos e valores que segue.

Endereço Comercial

Deve ser preenchido se o atendimento ao cliente for realizado em estabelecimento fixo. Caso a atividade seja exercida remotamente ou em lugar indeterminado (ex.: atendimento em domicílio, ambulante, etc), recomenda-se deixar o item em branco.

Horário de Atendimento

Indica os dias da semana e horários em que a empresa atende o público. 

Nesse item há três opções de configuração:

Aberta no horário selecionado: quando o atendimento efetua-se dentro do horário estabelecido;
Sempre aberta: sinaliza que nos dias selecionados, o atendimento será 24 horas; e
Somente com hora marcada: além de respeitar o horário de funcionamento, o cliente necessita agendar seu atendimento.

É importante ajustar os horários sempre que surgirem eventos atípicos (ex.: feriados, reformas, inventário de estoques, etc.)

Perfil Comercial do WhatsApp Business

E-mail

É um meio mais formal que permite tratar assuntos com mais detalhes, inclusive com envio de documentos. É imprescindível sua utilização.

Site

É um canal de divulgação importante para seu negócio. Pode ser usado para diversos tipos de estratégias: apresentação institucional, divulgação, captação de contatos, vendas, afiliações, blogs, etc.

Além disso, ele pode ser encontrado com maior facilidade nos mecanismos de buscas (Google, Bing, Yahoo) gerando mais visualizações de sua marca.

$ads={1}

Catálogo de Produtos 

Nele, é possível cadastrar produtos e serviços (com foto, descrição e preço) e organizá-los através de "coleções".

Por funcionar como uma "vitrine", ele precisa ter uma aparência agradável. Por isso, escolha boas imagens e capriche na descrição dos produtos. 

Catálogo de Produtos  do WhatsApp Business


Mensagem de Saudação e Mensagem de Ausência

Imagine a seguinte situação: um potencial cliente tenta entrar em contato com sua empresa e não recebe resposta. É bem provável que ele não faça um segundo contato. Não é verdade?  Por isso, a importância da mensagem automática de saudação e de boas vindas. 

Nas mensagens de saudação, além de expressões básicas como "Seja bem vindo!" e "Agradecemos seu contato!", podemos ser criativos e dizer mais sobre nós e o que fazemos. Veja alguns exemplos:

"Bem vindo à nome da empresa! Somos a maior loja de departamentos da região. Comercializamos moveis, eletrodomésticos e produtos eletrônicos. 
Conheça nossas ofertas acessando o site endereço do site. Para continuar seu atendimento, digite sua mensagem. Em breve, um de nossos representantes lhe atenderá."

"Olá, como vai ? Meu nome é nome da pessoa, sou revendedora autorizada da nome da marca.
Para conhecer o catálogo de produtos acesse o link ou visite o site endereço do site.
Se deseja informações sobre sua encomenda, por favor, informe seu nome e o número do pedido. Em instantes você será atendido. "

Mensagem de Saudação do Whatsapp Business

Com relação às mensagens de ausência, devemos utilizá-las a fim de motivar o cliente a voltar a contatar a empresa ou firmar um compromisso de respondê-lo o quanto antes. Exemplos:

"Seu contato é importante para nós! No momento não podemos atendê-lo. Por favor, deixe seu recado que retornaremos o mais breve possível."

"Agradecemos seu contato! Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta das 9 às 17 horas. Para mais informações, acesse nosso site endereço do site "

Mensagem de ausência Whatsapp Business

Respostas Rápidas 

São um recurso que visa poupar tempo de digitação e agilizar o atendimento. Mas como elas funcionam? 

Durante o expediente de atendimento, uma mesma pergunta pode se repetir várias vezes. Com o intuito de evitar digitar a mesma resposta, configura-se uma resposta-padrão que servirá a todas elas.

Para utilizá-la, ao receber uma pergunta de um cliente, digite o símbolo ( / ) no teclado para que um menu apareça. Nele, serão apresentadas todas as respostas cadastradas. Toque em uma delas e a mensagem será enviada. Prático, não acha?

Como enviar mensagem rápida no WhatsApp Business

Para configurá-las, toque no sinal de mais (+) e na tela seguinte digite um nome para o atalho, a resposta e toque em "Salvar". 

Mensagem rápida Whatsapp Business

Etiquetas

O uso das etiquetas ajuda a melhorar a organização das conversas e realizar ações exclusivas para cada categoria de contato.

Como Criar uma Etiqueta 

É simples o processo para criação de uma etiqueta: toque no sinal de mais ( + ) e digite um nome para ela. Depois, toque em "Ok" e em "Salvar".


Etiquetas Whatsapp Business
Como Editar uma Etiqueta 

Algumas etiquetas vêm configuradas por padrão, mas é possível editá-las. Para isso, toque na etiqueta e no canto superior da tela, toque nos três pontinhos para acessar o menu. Aparecerão as seguintes opções:

- Editar etiqueta: para alterar seu nome;

- Escolher cor: para alterar sua cor.

- Apagar etiqueta: para excluí-la. Vale ressaltar que, somente a etiqueta é excluída, as conversas permanecem intactas.

- Enviar Mensagens: é criada uma lista de transmissão com os contatos da etiqueta. Através dela, todos os contatos marcados com a etiqueta receberão a mesma mensagem.

Etiquetas Whatsapp Business
Como Usar Etiquetas nas Conversas

Para adicionar uma etiqueta em uma ou mais conversas, devemos selecioná-la(s) tocando e mantendo o dedo pressionado sobre cada uma. Alguns ícones serão apresentados na parte superior da tela. Selecione o primeiro deles e em seguida escolha qual etiqueta deseja aplicar. Por último, toque em "Salvar"

Adicionar usuário a etiqueta WhatsApp Business

Anunciar no Facebook 

Outra novidade que veio junto com a versão business do WhatsApp foram os anúncios do Facebook. Através do aplicativo podemos escolher quais itens anunciar (produtos, status, fotos e vídeos).

Outra coisa legal é que, na aba "Gerenciar", podemos acompanhar os resultados de cada anúncio.

Anunciar Facebook no Whatsapp Business

Facebook e Instagram

A Meta, proprietária do WhatsApp Messenger, Facebook e Instagram, tem feito mudanças significativas para integrar suas plataformas. 

Entre elas, temos a possibilidade de adicionar o botão do WhatsApp nas páginas do Facebook e Instagram, além de sincronizar o perfil do Facebook com o status do WhatsApp. 

Para realizar a integração entre as redes sociais é necessário fazer login em cada uma delas através do aplicativo.


Facebook e Instagram no Whatsapp Business

Link Curto 

É um recurso simples, porém, muito útil. Ele agiliza o contato com a empresa, uma vez que, o cliente não precisa adicionar qualquer número em seus contatos para iniciar uma conversa. 

Após clicar no link ou escanear o QR Code, o chat é iniciado automaticamente.


Link Curto e QR Code Whatsapp Business
$ads={2}

Estatísticas 

Mostram os resultados de ações efetuadas dentro do aplicativo. Para visualizá-las, acesse as ferramentas comerciais, depois abra as opções e toque em "Estatísticas". 


Estatísticas do WhatsApp Business

Acompanhar os indicativos auxiliam, por exemplo, a medir a receptividade dos clientes com relação às mensagens promocionais enviadas.

Gostou do que leu? Então compartilhe!

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem