Assim como no mundo real, no ambiente virtual também precisamos tomar certos cuidados para evitar dores de cabeça. Seguindo algumas orientações e agindo com atenção, é possível realizar compras na internet sem grandes riscos.
Para ajudar você a comprar online com tranquilidade, preparamos algumas dicas de segurança. Confira!
Desconfie de Preços Muito Baixos
Nos resultados de pesquisas na web, é comum encontrar diferenças de preço para um mesmo produto. Mas valores muito abaixo do mercado podem ser um alerta.
Grandes lojas conseguem oferecer preços menores porque compram diretamente dos fornecedores em grandes quantidades. Se uma loja de menor porte estiver vendendo um produto por um valor significativamente mais baixo, desconfie.
Verifique a Idoneidade da Loja
Você encontrou a loja online com o produto que deseja, mas ainda sente insegurança para comprar? Isso é normal, e é essencial tomar algumas precauções para garantir que tudo esteja correto.
Para se certificar de que a loja é confiável, verifique se ela opera legalmente, se possui canais de comunicação ativos e confira as experiências de outros consumidores.
- No site da Receita Federal, verifique se o CNPJ da empresa está ativo e corresponde à loja.
- Confirme o endereço e telefone indicados no site.
- Avalie o atendimento ao cliente: entre em contato, converse com os atendentes e confirme informações.
- Consulte a reputação da loja em sites como e-bit e Reclame Aqui. Veja se a empresa responde reclamações e busca solucionar problemas.

Comprar pelo Smartphone ou Computador?
Após escolher a loja e o produto, você deve decidir em qual dispositivo realizar a compra. Há diferenças no quesito segurança.
No Smartphone
Os smartphones oferecem boa segurança para compras online, mas alguns cuidados são necessários:
- Evite comprar pelo navegador do smartphone, pois ele pode ser menos seguro e suscetível a páginas clonadas.
- Prefira utilizar o aplicativo oficial da loja, baixado da Google Play Store ou da App Store da Apple, pois eles passam por testes de segurança.
No Computador
O Windows é o sistema operacional mais utilizado no mundo, tornando-se alvo frequente de ataques. Utilize-o para compras online apenas se ele e seus programas estiverem atualizados e forem originais.
Caso seu computador não esteja devidamente seguro, uma opção é utilizar um pendrive com o sistema Linux. Clique aqui e saiba como.
Tenha Certeza de que o Site é Oficial
Os navegadores de internet estão mais expostos a golpes e malwares. Antes de finalizar uma compra, confira se o site é seguro e pertence à empresa correta.
- Verifique a criptografia: a presença do cadeado antes da URL e o uso de “https” indicam que os dados são protegidos.
- Confira a propriedade do site: copie a URL e consulte no site Whois para verificar quem registrou o domínio.
- Analise a URL: confira se o nome do site está escrito corretamente e se o domínio é oficial. Exemplo: “www.amazom.cf” (é falso) e “www.amazon.com” (é verdadeiro).
Proteja os Dados do Cartão de Crédito
Ao comprar em lojas virtuais, fornecemos informações pessoais e do cartão de crédito. Como não há autenticação obrigatória, qualquer pessoa que tiver acesso a esses dados poderá realizar compras em seu nome.
Isso significa que não devemos usar cartão de crédito online? Não é bem assim. O uso consciente é a melhor proteção contra fraudes.
Antes de utilizar o cartão, siga estas orientações:
- Certifique-se de que o site é seguro e confiável.
- Prefira utilizar o aplicativo oficial da loja.
- Evite redes Wi-Fi públicas ou desconhecidas.
- Não salve os dados do cartão no navegador.
- Monitore a fatura do cartão regularmente e, em caso de divergências, comunique o banco.
Uma alternativa ainda mais segura para compras online à vista é o cartão de crédito virtual. Ele pode ser ativado apenas no momento da compra e gerado com um número temporário, reduzindo significativamente os riscos de fraude.
Conclusão
Fazer compras na internet é algo novo para muitos de nós. O comércio virtual tem suas peculiaridades, mas, com alguns cuidados, é possível comprar com segurança. Com a prática, esses hábitos se tornarão automáticos e naturais.
Aproveite as oportunidades e faça bons negócios online!