Atualmente, o Facebook é a rede social que oferece as melhores condições para quem deseja ganhar dinheiro na internet.
Além disso, sua imensa base de usuários - mais de dois bilhões em todo o mundo - combinada a sua plataforma comercial, faz dele um lugar estratégico para quem deseja divulgar produtos e serviços.
Para compreender melhor o segmento comercial do Facebook, é importante conhecer como são organizados os usuários dentro da rede social.
A divisão é estabelecida através dos chamados "perfis". Com base neles, temos:
- Perfil Pessoal: destinado ao uso particular. Permite a interação entre amigos e familiares através do envio de mídias e troca de mensagens. O ingresso de qualquer pessoa no Facebook acontece a partir da criação de um perfil pessoal; e
- Perfil Comercial: também conhecido como "página", é um espaço reservado para atividades comerciais. Possui vários recursos que ajudam a gerar mais visibilidade e promover ações interativas com clientes.
Percebam que, uma mesma pessoa pode possuir dois tipos de perfil. A diferença está na maneira como ela lida com cada um deles.
Por que criar um perfil comercial no Facebook ?
O perfil comercial do Facebook é uma página desenvolvida para servir de vitrine e balcão para seu negócio.
Através dele, milhares de pessoas poderão acompanhar suas publicações, obter informações sobre sua empresa ou entrar em contato para realizar uma compra ou contratar um serviço.
Entre as possibilidades que o perfil comercial oferece, destacamos as seguintes:
- Criação de perfil comercial completo ( com logotipo, descrição, tipo de atividade, horário de funcionamento, etc)
- Integração com outros serviços da web;
- Comunicação por mensagens via Messenger e WhatsApp;
- Mensagens automáticas de saudação e boas vindas;
- Respostas rápidas (para agilizar o atendimento);
- Criação de eventos;
- Catálogo de Produtos;
- Veiculação de anúncios no próprio Facebook;
- Funções administrativas (multiusuários com divisão hierárquica); e
- Estatísticas de utilização.
Como Criar um Perfil Comercial
O processo é simples e para começar a pessoa precisa ter uma conta pessoal no Facebook.
Utilizando o aplicativo, o site oficial e o Gerenciador de Negócios, vamos dar início a sua criação.
No Aplicativo
Toque no link para instalar o aplicativo para Android ou aqui para IOS.
1.Na tela inicial do Facebook, toque nos três tracinhos (localizados no canto superior direito) para acessar as configurações do aplicativo. Então, toque em "Páginas";
2. Na tela seguinte, toque em "Criar";
3. Depois, toque em "Começar";
4. Escolha um nome para a página. Ele poderá ser o nome da loja, de uma categoria de produtos ou até mesmo de um só produto. Ex.: Lanchonete Boa Vista, Salgadinhos da Tia Naná e Empadas do Forte;
5. Defina as atividades exercidas (máx. 3). Ex.: aluguel de roupas, serviços de costura e venda de cosméticos.
6. Adicione o endereço. Nesse item, há uma particularidade: caso realize atendimento em local fixo e queira tornar público o endereço, informe-o por completo. Para ocultá-lo, indique apenas o estado e a cidade;
7. Selecione uma imagem que represente sua marca em "foto do perfil" e outra de maior dimensão em " foto de capa". Toque em "Concluir";
8. Por fim, adicione um número de telefone caso queira que os clientes entrem em contato via WhatsApp (um botão poderá ser adicionado à página comercial do Facebook). Se não quiser adicionar um número, apenas minimize a janela;
9. Pronto! Sua página comercial foi criada!No Computador
1. Acesse sua conta pessoal do Facebook através do link. Faça login;
2. Depois, clique em "Opção" e em "Páginas";
No Gerenciador de Negócios
1. No computador, faça login em sua conta do Facebook;
2. No canto superior direito, clique no botão "Criar Conta". Informe o nome de sua empresa, seu nome e o endereço do e-mail comercial. Depois, clique em "Enviar";
3. Acesse sua caixa de entrada do e-mail informado, abra o email recebido e clique no botão "Confirmar agora";
4. Na tela principal do Gerenciador de Negócios, no menu lateral esquerdo, clique em "Contas" e, em seguida, toque em "Página";
5. No centro da tela, toque no botão "Adicionar" e selecione a opção " Criar uma nova Página".
6. Na janela que surgirá, selecione o tipo de atividade exercida por sua empresa;
7. Por último, digite o nome da página, da categoria e clique no botão "Criar página".
O que postar no perfil comercial?
Após a criação da página comercial, chega o momento de organizá-la. Acompanhe as dicas a seguir e faça dela o local perfeito para vender no Facebook.
Invista no Conteúdo Visual
As imagens, vídeos, infográficos e demais elementos visuais têm grande relevância na estratégia de marketing digital para redes sociais.
Por serem de rápida assimilação, eles conseguem transmitir informações de forma mais dinâmica e eficaz.
Sabendo disso, invista na identidade visual de sua empresa no Facebook, faça publicações que envolvam e promovam mais engajamento.
Fale de Sua Empresa
No campo " Descrição", descreva de forma sucinta qual o ramo de atuação, a experiência no mercado, as metas e valores da empresa.
Tais informações poderão ser acessadas por todos aqueles que visitarem sua página, mostrando como se organiza e estrutura seu empreendimento.
Crie um Catálogo de Produtos
O catálogo de produtos é aquele lugar onde seus produtos serão exibidos em sua página do Facebook. Foto, descrição e preço poderão ser adicionados a cada item, facilitando a visualização.
Outra coisa legal, é que empresa pode criar anúncios de seus produtos no Facebook Ads. Com custo relativamente baixo e grande alcance dentro da rede social, promover seus produtos pode gerar um aumento significativo nas vendas no curto prazo.
Interaja com o Público
Responda os comentários em suas publicações, esclareça dúvidas, fale de promoções e descontos, crie empatia com os clientes.
Não esqueça de incentivá-los a curtirem sua página. Assim, eles poderão receber novas publicações automaticamente.
Conclusão
O comércio virtual tem se popularizado, deixando em evidência que o antigo modelo de fazer negócios tem se tornando obsoleto. Ao mesmo tempo aponta a necessidade das empresas de atuarem cada vez mais nos meios digitais.
Criar um Facebook Comercial é uma das formas de inserção digital, auxiliando empresas a se conectar com mais pessoas, criar vínculos e a transformar usuários em seguidores e seguidores em clientes.
Dúvidas Frequentes
1. Quanto custa para criar uma página comercial no Facebook?
R. É totalmente grátis. Qualquer pessoa pode criar a sua.2. Como mudar a página do Facebook para comercial?
3. Como entrar em grupo com página do Facebook?
4. O que é melhor para a empresa página ou perfil no Face?
Para elas, existe a página (ou perfil comercial), que reúne várias ferramentas que auxiliam as atividades empresariais.